Sou todas as coisas

Eu tenho em mim todas as cores do mundo (e "todos os sonhos", como o poeta).

Tenho em mim todos os sexos ou géneros, ou o que forem as infinitas nuances desta coisa insondável de ser pessoa.
Tenho em mim todos os animais, todas as plantas, mares, rios, glaciares, montanhas.

Tenho em mim todas as dores e todas as alegrias.


E também tenho em mim todas as coisas horríveis do ser humano e do universo todo.

Por isso reconheço-me agredida e agressora.

Às vezes agrido sem saber, outras dou por isso mas há algo mais forte que me leva.

O mesmo com o amor. Percebo por vezes que dou amor em níveis muito superiores ao que posso controlar.

O mesmo com tudo.

São reconhecimentos que os já muitos cabelos brancos e a capacidade de observação que tenho vindo a treinar me vão mostrando.

Boquiaberta amiúde com as descobertas.

Por isso me tento controlar quando me apetece sair a correr a condenar os outros (raramente me tento controlar nos aplausos).


Não, nada é tão simples quanto parece, porque se fosse seguramente éramos todos felizes, que é o que cá bem no fundo queremos ser.

Vendo e ouvindo pessoas como Trump e Bolsonaro, facilmente me vem à ideia a incrível estupidez humana. Mas olho um pouco mais e percebo como somos governados por todo o lado por Trumps e Bolsonaros disfarçados.

Somos capazes do melhor e do pior. Todos, não são só os outros.

Tenho em mim todas as coisas do mundo. Conscientemente cultivo as coisas boas e tento fugir a sete pés das outras. Muitas vezes falho.

Não sei qual é a solução para os problemas da humanidade e do Universo, o que é uma chatice, porque sei que faço parte deles e tudo o que lhes acontecer me afecta também. Na verdade nem sei a solução de muita coisa na minha vida.


Assim vou vivendo, aberta aos mistérios da vida e tentando dançar a sua música. Engano-me muitas vezes nos passos, outras piso-lhe as pontas dos dedos, outras sou uma bailarina de eleição.

Peço a Deus / Deusa que me ajude a ser boa pessoa e a aceitar os que nem com um telescópio se lhes consegue ver bondade dentro, incluindo essas partes que há em mim.

A minha proposta hoje é: Vamos tentar ser felizes?

Diz que o que fazemos aos outros fazemos a nós próprios. Vamos tentar dar alegria aos outros?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DO CONTRA, SEMPRE

Amor pela água